Hepatite Zero: Rotary realiza mais de 1200 testes

Postado em: 28 de Agosto de 2019 por Rotary Club de Cascavel-Leste

A parceria do Rotary no Brasil com a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH) tem rendido resultados positivos no combate a essa doença silenciosa. Graças ao engajamento dos rotarianos em Cascavel foram realizados até agora 1250 testes de Hepatite C.

Os testes foram realizados durante todo o mês de agosto em praças e nas empresas Uopeccan, Enova, Certto, Globoaves e Grupo Mascarello.

A Hepatite C

A hepatite C é causada pelo vírus C (HCV. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. Entre as causas de transmissão estão:

• Transfusão de sangue;
  • Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings;
  • Da mãe infectada para o filho durante a gravidez (mais rara);
  • Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais rara).