Club de
Cascavel Leste

Mostrando todas as publicações do Clube

Entrega Guarantee form para João Antonio Fabrini Lobo da Silva e Luiza Antonia Kleinibing

O Rotary Club de Cascavel Leste iniciou o mês de Agosto com uma reunião extremamente interativa e emocionante. Tivemos a visita da Tatiana Gabriela Casagrande que fez intercâmbio na cidade Torion no México distrito 4140 no ano de 2012/2013, e a Martina Polidorio Steinhofl fez o intercâmbio na Dinamarca distrito 1450 no ano de 2016/2017. Tatiana e Martina passaram para os novos intercambiarios que estão decolando para novos ares, as emoções vivenciadas no intercâmbio. Elas passaram que morar fora não e simplesmente estudar outras línguas é fazer novos amigos, desenvolver a independência e a maturidade e conhecer lugares diferentes, são algumas das oportunidades que o intercâmbio oferece. O que percebemos nas falas e olhares de cada uma foi a felicidade que o intercâmbio proporcionou na vida de cada uma e a experiencia que elas vão levar para a vida. E as emoções não param por ai! João António Fabrini Lobo da Silva e Luíza Antonia Kleinibing receberam o "Guarantee form - visa aplication supporting document". O documento foi entregue pela Oficial de Intercâmbio, companheira Janice Parizotto. Com esse documento o João e a Luíza estão autorizados pelo Rotary Club fazer o intercâmbio rotário para jovens até 18 anos. O intercâmbio de jovens é um programa do Rotary International e é um excelente canal para promoção da solidariedade e paz internacional. Todo ano cerca de 8.000 estudante de 15 a 18  anos viajam para o exterior sob o patrocínio do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary.

Postado em 02 de Agosto de 2018 por Rotary Club de Cascavel-Leste

INTERCÂMBIO DE JOVENS PROFISSIONAIS: POR UM MUNDO DE PAZ

por Camilo Motter – coordenador do NGSE no Distrito 4640 Entre os dias 27 e 29 de julho foi realizado, em Corupá (SC), o Terceiro Encontro Brasileiro dos coordenadores distritais do NGSE (Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações) – um programa novo do Rotary Internacional, criado em 2013. O evento buscou disseminar práticas vitoriosas adotadas por alguns distritos, visando aumentar o número de intercambiários no decorrer dos próximos anos. O NGSE é um programa voltado para jovens adultos – da maioridade até 30 anos – incluindo universitários e profissionais ativos que queiram viver uma experiência internacional, morando em outro país por um período de 4 a 12 semanas. Ali irão vivenciar outra cultura, outra língua e fazer novos amigos. Em termos vocacionais, dentro da sua área de formação e/ou atuação, poderão desfrutar de certa experiência profissional em empresas convidadas a participar do programa. O intercambiário poderá ainda se dedicar a trabalhos voluntários no país de destino. O programa posto em prática no país de destino, bem como a estada do jovem em casa de família, sua alimentação e transporte local, será organizado pelo Rotary Club do país anfitrião. Além da idade e de questões educacionais e profissionais, é exigido que o jovem interessado fale Inglês ou o idioma do país de destino de forma fluente. Portanto, haverá seleção dentre os interessados. É um dos programas de imersão internacional com o menor custo e de maior segurança. O candidato escolhido é responsável pelo pagamento das taxas de intercâmbio, das passagens de ida e volta, do plano de seguro e de todos os documentos pessoais; será também responsável, juntamente com seu Rotary Club patrocinador, em ajudar na elaboração e execução do programa para bem receber o intercambiário que virá como contrapartida de sua estada no exterior. O programa é amplo e flexível. Pode acontecer em qualquer época do ano. Envolve Clubes de Rotary, famílias, jovens participantes, empresas, universidades e toda a sorte de instituições interessadas em contribuir no processo de aprendizagem durante a estada do intercambiário no país.Num sentido amplo, o programa visa promover a paz e a compreensão universal, ao estabelecer o encontro de pessoas de diferentes culturas. A troca de experiências profissionais, incentivando os participantes a agirem como embaixadores do próprio país no exterior, cria laços duradouros e, certamente, irão influenciar a vida destes jovens para sempre.

Postado em 31 de Julho de 2018 por Rotary Club de Cascavel-Leste

Rotarianos que Inspiram!

É uma honra para o Rotary Club de Cascavel Leste ter os companheiros Raquel B. Langer Colosio e o Camilo Carbonera Motter, na equipe Distrital.  Sejam vocês também as nossas inspirações neste ano rotário 2018/2019.

Postado em 28 de Julho de 2018 por Rotary Club de Cascavel-Leste

Rotary Clubs de Cascavel firmando parceria com Secretaria da Saúde de Cascavel

No dia 24/07/2018 representantes dos Rotary Clubs de Cascavel esteveram reunidos com a Sra. IzabelCristina Carnaval Chitolina Coordenadora do programa de imunização do município, e o Sr. ClaudioEvaristo Cesar Assessor de Gabinete da Secretaria de Saúde de Cascavel, para estabelecer parcerias que possam facilitar o alcance na campanha de vacinação da Pólio, que será do dia 06 a 31 de Agosto sendo o dia "D" 18/08. Vamos trabalhar juntos Rotary e Secretaria da Saúde para podermoster um alcance maior, possibilitando que todas as crianças de 4 anos 11 meses e 29 dias seja vacinadas. É fundamental continuarmos vacinando, porque a vacina é um dos instrumentos mais precisos em saúde pública que temos. Para proteger as crianças são necessárias cinco doses da vacina contra a pólio. Aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de idade. Com um ano e três meses, tem um reforço, e a dose final é dada aos quatro anos.

Postado em 24 de Julho de 2018 por Rotary Club de Cascavel-Leste

Luiza Antonia Kleinibing, que fará intercâmbio na Turquia, participou da reunião do Rotary Club de Cascavel Leste.

Na noite da quarta-feira 18 de julho, Luiza esteve compartilhando orientações sobre o intercâmbio de jovens do Rotary de longa duração (YEP). Ela abordou desde a prova de seleção até o pré-embarque. Para que seja feita o teste é necessário ser indicado por um membro rotário e que se pague as taxas necessárias, a prova é feita todo ano próximo do mês de Novembro e com sede em Francisco Beltrão. Cerca de duas semanas após sua realização a lista dos classificados e suas respectivas colocações são divulgadas, sendo assim, é só esperar até a escolha dos países disponíveis (que é feita conforme a ordem de classificação).Documentações referentes à sua família, condição médica, fotos e saúde dental devem ser preenchidas e enviadas ao Chairman, que encaminhará até o país para que você está “aplicando”. Após isso é só esperar a confirmação da sua “host family” e começar os preparativos para embarque (visto, passagens aéreas, presentes, câmbio de dinheiro e seguro de vida).O intercâmbio de jovens visa oportunizar uma imersão cultural e educacional em um outro país, com o objetivo de estudos. "Somos embaixadores da paz e levamos em nossa bagagem sede por novas experiências, vontade de aprender e projetos a por em prática. Somos Rotary." Quando a companheira Maria Marina Motta perguntou a Luiza por que escolheu a Turquia? Ela rapidamente respondeu "A razão de ter escolhido Turquia foi a minha vontade de ter o novo, ir para um lugar com cultura completamente diferente da nossa, que me proporcionasse uma riqueza cultural e histórica, para que eu possa voltar ao meu país e dizer com orgulho que vivi o novo, que estive em uma das terras mais antigas do mundo e que esse ano foi inesquecível. A Turquia mais do que um país excepcional é uma terra abençoada, com novas histórias a cada lugar que pise, ainda não embarquei e já tenho um carinho mais do que especial por aqueles que me acolherão, com seu jeitinho animado bem próximo do brasileiro e um coração que independe de nacionalidades." Parabéns Luiza estaremos junto com você sempre.

Postado em 20 de Julho de 2018 por Rotary Club de Cascavel-Leste

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil

O Ministério da Saúde acionou o sinal de alerta no início de julho, quando emitiu alerta informando que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50% contra a poliomielite. A mobilização  Algumas atividades já estão sendo registradas como campanhas. O Distrito 4650 do Rotary International (parte de Santa Catarina), por exemplo, está se mobilizando para veicular mídias em redes sociais, sites, blogs, portais de notícia, enviando e-mail marketing, veiculando outdoor e busdoor, além de releases para imprensa (mídia espontânea), entre outras estratégias de comunicação e conscientização. Os materiais mostram a importância da vacinação e do Programa “End Polio Now”, desenvolvido pelo Rotary International, responsável pela imunização de mais de 2,5 bilhões de crianças contra a doença, em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. O programa Pólio Plus O Rotary já contribuiu mais de US$ 1,8 bilhão para a luta contra a pólio. Em 1985 lançou o programa de imunização Pólio Plus. Em 1988, a organização se tornou líder na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, junto com a Organização Mundial da Saúde e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. Mais tarde, a Fundação Bill e Melinda Gates também passou a integrar o grupo. Desde que a iniciativa começou, a incidência da paralisia infantil no mundo caiu em mais de 99,9%, indo de 350.000 casos em 1988 para apenas 22 em 2017. O papel do Rotary na luta pela erradicação da pólio  O trabalho do Rotary com a pólio se concentra na defesa da causa, na arrecadação de fundos, no recrutamento de voluntários e no aumento da conscientização de toda sociedade.  A arquiteta Fabiane Kanzler Maiochi, presidente da Comissão da Pólio Plus do Distrito 4650, aponta quais os maiores desafios atualmente. O principal é eliminar focos em países onde ainda temos a incidência da doença. São três países apenas: Afeganistão, Paquistão e Nigéria, representando 0,1%. Mas os mais difíceis de prevenir devido a fatores que incluem isolamento geográfico, precariedade da infraestrutura pública, conflitos armados e barreiras culturais e religiosas. Sem a erradicação total dos focos, todos os países permanecem em risco de terem surtos da doença.  No Brasil, de acordo com relatório de vacinação para Pólio em 2016, percebemos uma redução significativa na cobertura em todo país. Redução causada por vários fatores sociais, econômicos, políticos e principalmente culturais.  Mesmo nos países onde a doença é considerada erradicada é fundamental que manter a cobertura vacinal, segundo Fabiane: “Num mundo globalizado e sem fronteiras, o risco é eminente até que possamos garantir o fim da doença mundialmente”, resumiu a associada do RC de Jaraguá do Sul - Vale do Itapocu do Distrito 4650.  Confira algumas metas distritais para o Programa Pólio Plus sugeridas pelos distritos: Apoiar o lançamento da Campanha de Vacinação Nacional, com foco na mobilização da sociedade.  Visitar Prefeituras e Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais para reforçar a importância da Campanha de Vacinação da Pólio como um compromisso político.  Desenvolver parcerias com entidades que possam facilitar o alcance às comunidades.  Participar de eventos culturais e desenvolver iniciativas para conscientização e mobilização da comunidade. Envolvimento da secretaria da educação, palestras em escolas, igrejas, associações de moradores, uso de rádios e jornais e emissoras comunitários.  Adotar um Posto de Saúde e fazer uma ação forte na comunidade que ele atende. Para mais informações sobre o Programa End Polio Now, acesse o site: https://www.endpolio.org/pt.   Texto: Giovani Vitória | Jornalista/Rotariano | Rotary Club Hermann Blumenau | Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4650 | Gestão 2018/2019.

Postado em 19 de Julho de 2018

Reuniões Quartas-Feiras | 19:30
Rua Vicente Machado, 2055 - Cascavel Country Club,2055 Cep: 85812-150